Entrevista: Instituto Agronômico do Paraná


          O Instituto Agronômico do Paraná é vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB). É o órgão de pesquisa que fornece embasamento tecnológico às políticas públicas de desenvolvimento rural do estado do Paraná.

Objetivo: Prover soluções inovadoras para o meio rural e o agronegócio do Paraná.

Equipe de trabalho

É formada por cerca de 772 funcionários composta por mais de 110 pesquisadores, a maioria com doutorado e pós-doutorado. Esses profissionais desenvolvem 15 programas de pesquisa, os quais são: Agroecologia, Algodão, Arroz, Café, Cereais de Inverno, Culturas Diversas, Feijão, Forrageiras, Fruticultura, Manejo do Solo e Água, Milho, Produção Animal, Propagação Vegetal, Recursos Florestais, Sistemas de Produção.




Nesses 15 programas são conduzidos 225 grandes projetos de pesquisa, sendo que totalizam 560 experimentos de campo espalhados por todo o estado. Esse trabalho é realizado em estações experimentais do próprio IAPAR, e também em parceria com cooperativas, associações de produtores, universidades e outros centros de pesquisa.

As tecnologias do IAPAR se distinguem pelo rigor científico e um profundo respeito à realidade dos agricultores e ao ambiente, sem perder de vista as exigências dos consumidores e necessidades da agroindústria.

Área de melhoramento genético

O melhoramento vegetal é uma das mais importantes áreas da pesquisa agronômica, e utiliza, em um trabalho multidisciplinar, conhecimentos da genética, biotecnologia, bioquímica, estatística, fisiologia, botânica, fitopatologia, entomologia e nematologia, entre outras, para manipular e modificar a base genética das plantas.
Para o desenvolvimento de novas cultivares, a Área Técnica de Melhoramento Genético – AMG, vale-se das técnicas de prospecção, introdução, avaliação, seleção e multiplicação de materiais, além do intercâmbio de germoplasma e da biotecnologia aplicada à agricultura.



A AMG é um instrumento de desenvolvimento da agricultura, gerando cultivares com resistência aos estresses bióticos e abióticos, com maior produtividade e melhor adaptação aos diferentes ambientes de cultivo, possibilitando a menor sazonalidade da oferta de produtos ao mercado. A resistência genética às doenças e pragas permite o menor uso de produtos químicos na lavoura, contribuindo para o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável. Além disso, a AMG busca cultivares com maior conteúdo de proteína visando ofertar à sociedade produtos de melhor qualidade nutricional.



Sobre a água fornecida pelo IAPAR

O compromisso da empresa é oferecer de forma gratuita água potável à comunidade londrinense desde 1988, quando filas quilométricas se formavam em busca da tão famosa água mineral do IAPAR.
Um tratamento árduo e que exigia muita dedicação e esforço da química responsável, Maria Isabel, que trabalhava para garantir a boa qualidade da água.
Atualmente, o sistema de tratamento com cloro é diário e automatizado, segue normas da Portaria/ 2014 de 2011 do Ministério da Saúde, e conta com dois poços artesianos.
A coleta da água é feita periodicamente para análise em laboratórios credenciados que passam na licitação, e aceitos pelo Ministério da Saúde. No tratamento não é utilizada a adição de flúor, e a dosagem de cloro é baixa, além disso, a água contém pouco material orgânico.

Por que a preferência pela água do IAPAR?

As águas subterrâneas são mais mineralizadas do que as águas superficiais. Elas possuem menor teor de sólidos em suspensão e menos matéria orgânica, consequentemente menor número de microorganismos, porém só pode ser consumida após análises químicas, físicas e biológicas. A cada seis meses é feito o esgotamento dos reservatórios de água, que são limpos com cloro. É feita a medição de cloro diária e verificação do pH da água que deve ser de 7,5. Essa água é que chega as nossas famílias, e que se armazenarmos corretamente oferece-nos uma melhor qualidade vida.


Agradecemos à Maria Isabel Florentino, química responsável pelo tratamento da água, que nos recebeu prontamente e com atenção.

https://plus.google.com/photos/113609457340227243203/albums/6146671576484619921?authkey=CJWJroW7qrLiDQ



0 comentários:

Postar um comentário