Editorial


É com muita satisfação que apresentamos o primeiro número do Jornal Acadêmico Online Biologia na rede. Este jornal é resultado de uma proposta da turma do Primeiro Ano de Licenciatura em Ciências Biológicas e construído com o auxílio dos professores responsáveis pelas intervenções realizadas às sextas-feiras: profa. Dra. Fernanda Lunkes, prof. Dr. Ricardo Töws e prof. Me. Rogério Marlier.
Todas as seções que estruturam a primeira edição deste Jornal foram escolhidas pelos estudantes, que trabalharam em grupos para definir e construir os conteúdos dispostos. Várias de nossas intervenções foram planejadas para atender ao anseio da turma no que concerne à especialização de diferentes aspectos: produção escrita de determinados gêneros acadêmicos e científicos, criação e desenvolvimento de blogs e sites, construção de uma prática cidadã pelo empoderamento através do processo de construção coletiva e individual do conhecimento. Deste modo, o jornal atende fortemente à proposta metodológica do curso: por meio do desenvolvimento de um projeto específico, o estudante tem, ao final do processo, um determinado produto, que reúne diferentes saberes científicos, técnicos e tecnológicos, os quais contribuem para a construção de sua autonomia e para a dinamização das práticas de ensino.
Um projeto desta envergadura não é sem consequências. Uma delas é a herança que se constrói: a turma, em seu primeiro semestre de atividades acadêmicas, já dispõe de um jornal para uma prática técnica, acadêmica e coletiva até o final de sua caminhada na graduação. Uma outra consequência é mais ampla. Sabe-se do poder que a mídia exerce em nossa formação social; utilizar a mídia para fazer circular outros discursos, abrir espaços democráticos para a comunidade acadêmica e para a sociedade local mais necessitada, é contribuir com práticas de resistência por meio, também, da mídia.
O slogan do jornal, “Pescando ideias para uma vida mais sustentável”, coloca em evidência a missão abraçada por toda a equipe: desenvolver práticas políticas, educacionais e sustentáveis. Não é pouco, mas o jornal representa nosso primeiro passo em busca desse ideal.


Londrina, junho de 2015

0 comentários:

Postar um comentário